Conformidade com os mais altos padrões das agências ambientais
Canadá - Ministério do Meio Ambiente
A bomba Pneuma foi escolhida, durante uma seleção internacional entre 125 concorrentes, pelo governo canadense dentro do contexto do GRANDE PLANO DE AÇÃO DE LEIGOS - CONTAMINADO REMOÇÃO DA TECNOLOGIA DE REMOÇÃO DE SEDIMENTOS (CSRP), com a finalidade de definir o sistema mais apropriado para a dragagem dos fundos altamente poluídos dos Grandes Lagos.
O sistema foi bem sucedido por alcançar os padrões de desempenho operacional estabelecidos pelo programa, não obstante a presença de grandes detritos durante o teste de desempenho realizado no Porto de Collingwood - Ontário - Canadá. Descrição do trabalho dragagem nos escorregões oeste e leste de argila siliciosa poluída com PCB e metais, espessura do sedimento a ser dragado 0,05 - 1,80 m.
Como resultado, foi demonstrado que esta tecnologia tem comprovada capacidade de operar em uma variedade de detritos de diferentes granulometrias. Uma comparação do sistema com uma draga de sucção convencional de cabeça de corte (hidráulica), mostra que a bomba Pneuma é capaz de concentrações significativamente mais baixas de sólidos totais em suspensão durante a operação.
EUA - Cidade de Santa Barbara sob a supervisão da E.P.A. (Agência de Proteção Ambiental)
Programa Lagos Limpos da EPA da Cidade de Santa Bárbara.
Descrição do trabalho Dragagem, a partir do reservatório de água de Santa Bárbara, de material de fundo sedoso/argiloso altamente poluído com mercúrio, sem interromper o fornecimento de água para a cidade de Santa Bárbara.
Projeto de Restauração do Lago de Gibraltar - Relatório Final apresentado à Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), elaborado pela Divisão de Pesquisa de Água do Departamento de Obras Públicas da Cidade de Santa Barbara-Pública.
"...bombeamos uma média de 700-800 cu.yard slurry por hora com uma velocidade média de 7-9 pés por segundo e uma média de 40-50% de sólidos através de uma distância de 2300' e 170' de cabeça vertical. As vezes, a porcentagem de sólidos iria para aproximadamente 70%".
"A bomba terá um desempenho superior aos métodos normais de dragagem e é um método econômico e eficiente de transporte de sedimentos tóxicos sem perturbar o abastecimento de água ou o meio ambiente". A mistura dragada transbordou do fundo do lago (20 m profundidade) para o local de disposição a uma elevação de 35 m sobre a superfície da água a uma distância de 800 m do local de dragagem. Volume de material dragado 548000 m3.
Turbidez induzida nenhuma.
EUA - US Army Corps of Engineers (USACE)
O US Army Corps of Engineers (USACE) realizou um Estudo de Viabilidade de Engenharia (EFS) - Dragagem e Alternativas de Disposição de Material de Dragagem - para a US Environmental Protection Agency (USEPA) como um componente do abrangente Estudo de Viabilidade da USEPA para o New Bedford Harbor Superfund Site.
Trecho do relatório, publicado em 1989:
Equipamentos e Técnicas de Dragagem Considerados
28. Todos os tipos de equipamentos de dragagem conhecidos foram inicialmente considerados para esta avaliação. Isto incluiu equipamentos que utilizam os três processos básicos de dragagem (isto é, mecânico, hidráulico e pneumático), os tipos de equipamentos nem o equipamento utilizado para operações de dragagem convencionais, e equipamentos considerados de uso especial. As dragas incluídas na avaliação são dragas operacionais e comprovadas. As descrições abaixo não pretendem ser todas inclusivas, mas incluem equipamentos de dragagem que atendem às exigências específicas do local de New Bedford. .. As características de ressuspensão das dragas convencionais e algumas dragas especiais consideradas estão resumidas nas Tabelas 2 e 3.
Japão - Autoridade Portuária de Osaka
Dragagem de sedimentos altamente poluídos com transbordo em batelão. Profundidade de dragagem 12 m. Operação de dragagem ininterrupta de 1974 a 1990. Volume de material dragado em cerca de milhões de metros cúbicos. Conteúdo de material sólido na mistura de dragagem Até 90% em volume de sedimentos na mistura.
Turbidez induzida praticamente zero.
The Japan Port and Harbour Association - Vol. 49 "Dragagem de Hedoro na área portuária de Osaka".
"...entre outras técnicas, para a dragagem de Hedoro, que o uso do Sistema Pneuma Pump pode ser considerado o mais eficaz e prático. Se a técnica de dragagem acima mencionada for utilizada, deverá ser possível resolver os problemas de forma eficiente sem causar qualquer poluição secundária que sirva ao duplo propósito de lidar simultaneamente com trabalhos antipoluição e de recuperação de terra".
EUA - Corpo de Engenheiros do Distrito de Seattle
Em 13 de setembro de 1974, 260 galões de PCB (Bifenilos policlorados) foram derramados no Slip 1 da Hidrovia Duwamish, Porto de Seattle. O Aroclor 1242, uma mistura de PCB, tem uma densidade de 1,38 Kg por litro e 1306 Kg da mistura afundou rapido até o fundo. Uma operação de remoção de emergência foi empreendida pela EPA, na qual mergulhadores utilizando pequenas dragagens de sucção manual para bombear a água, PCB e sedimentos do fundo contaminado em tanques de decantação, foi realizada. Estima-se que foram removidos 70-90 galões do PCB. Uma bomba Pneuma foi utilizada em março de 1976 pelo Corpo de Engenheiros dos Estados Unidos para as primeiras operações de dragagem do prefeito empreendidas nos Estados Unidos para remover o PCB, obtendo a recuperação com turbidez excepcionalmente baixa dos 80-90% do total de 250 galões derramados.
China - Escritório de Abastecimento de Água da Província de Guandong Dong Jiang
Dragagem do reservatório de água de Shenzhen em profundidade de 5-20 m de lodo, sedimento argiloso, poluído pelos moradores e indústrias do entorno, com refluxo para o local de disposição através de uma tubulação flutuante de PEAD de 2 km para recuperação ambiental. O reservatório está fornecendo água potável para Hong Kong. Conteúdo de material sólido em mistura de dragagem: até 70% dos sedimentos in situ.
Turbidez induzida: negligenciável.
Corea - Hy dam Ulsan
Dragagem com refluxo direto da mistura sobre bacias de decantação de concreto. A altíssima concentração da mistura permite o transporte econômico até o local de despejo final por meio de caminhões-tanque com sistema de vácuo, evitando assim a utilização de uma dispendiosa estação de tratamento de desaguamento.