O princípio do sistema Pneuma
Fase um: Enchimento da bomba
Cada cilindro é rapidamente preenchido com mistura, realizada por contrapressão devido à cabeça hidrostática - um sistema de vácuo em caso de águas. Logo que um cilindro está cheio, as válvulas de entrada se fecham automaticamente por seu próprio peso.
Fase dois: Esvaziamento da bomba e reflowing
Logo que um cilindro está cheio, o ar comprimido, fornecido por um compressor através do distribuidor e mangueira de ar, atua como um pistão e a mistura é assim forçada a sair através da válvula de entrega.
Fase três: Descarga de ar comprimido e preparação para a primeira fase
Quando o cilindro tiver sido quase esvaziado, o distribuidor descarrega o ar para a atmosfera. Uma vez que a pressão interna é liberada, o cilindro mais uma vez é preenchido com a mistura, como descrito na primeira fase.
Fluxo contínuo
A regulamentação dos movimentos do distribuidor que colocam automaticamente as válvulas do corpo da bomba em operação, através da pressão
do ar e da compressão do líquido, garante a perfeita uniformidade do fluxo.
do ar e da compressão do líquido, garante a perfeita uniformidade do fluxo.
O corpo da bomba, composto por 3 cilindros sem mecanismos internos de rotação, além de válvulas de entrada de borracha. O distribuidor, que regula a entrada e a descarga de ar comprimido para cada cilindro do corpo da bomba e assegura seu funcionamento uniforme com fluxo contínuo. Fornecimento de ar, geralmente produzido por um compressor acionado por qualquer tipo de motor, colocado sobre a barcaça ou em terra. As mangueiras de ar são completamente independentes do resto da planta.
Segurança operacional
As bombas pneumáticas trabalham com ar comprimido e normalmente até uma pressão de operação de 8,8 bar.
A quantidade de ar comprimido indicada para o modelo 300/60-VS em sua condição de trabalho designada é de 60 m3/minuto de ar comprimido. A pressão está dentro dos 3 cilindros da bomba somente no momento em que o sedimento dentro dos cilindros é transferido através de tubos de entrega para a superfície. Nesta condição, devido à pressão dentro da válvula de entrada, ela está completamente fechada.
O único risco é que dentro das entradas da bomba qualquer resíduo não permita que ela feche bem a válvula de entrada. Neste caso, a bolha de ar torna-se visível na superfície e é necessário levantar a bomba e limpar a válvula.
Os 7 principais componentes
1. Pontão; Balsa, Pontões desmontáveis, Instalações estacionárias, Instalações fixas de bacia
2. Guinchos hidráulicos; Elevação da bomba pneumática (1), Movimento da balsa (4), Elevação das mangueiras de borracha (1), Posicionamento da bomba para reboque (1)
3. Estrutura de elevação; a bomba é levantada por uma tesoura ou torre posicionada sobre o pontão
4. Equipamento de compressão de ar; o ar comprimido é fornecido por um ou mais compressores elétricos ou de motor diesel
5. Mangueiras de borracha; as bombas Pneuma precisam de algumas mangueiras de borracha de comprimento adequado
6. Cabine de controle; a draga Pneuma é completada com uma cabine de controle onde os painéis de controle são montados com displays para o monitoramento da bomba Pneuma, o movimento dos guinchos e os instrumentos auxiliares
7. Sistema de vácuo; a bomba Pneuma precisa do sistema de vácuo quando a dragagem ou seu início é feita em águas rasas; o sistema de vácuo permite operar com alta concentração quando a cabeça de água da coluna não é suficiente
O sistema pode ser elétrico ou combustão e pode ser instalado em qualquer tipo de plataforma flutuante ou fixa. Com esta flexibilidade, também pode realizar trabalhos
em locais com restrições.
em locais com restrições.
Os dois métodos de operação
Dragagem pontual
(p.ex. areia, silte, material não compactado)
Dragagem por varredura
(p.ex. argila, silte material compactado e sedimentos coesivos e poluídos)
Modelo, dimensão e peso das bombas de draga
Modelo-VS (com distribuidor de ar submersível) | 30/5 | 60/10 | 100/20 | 150/30 | 300/60 | 450/80 | 600/100 | 1200/150 | 1200/150-M |
A [mm] | 2400 | 2600 | 3900 | 4300 | 4500 | 5000 | 6200 | 7000 | 7400 |
B [mm] | 2100 | 2200 | 2650 | 2900 | 3300 | 3700 | 4100 | 4900 | 5000 |
Peso [kg] | 1400 | 2500 | 3200 | 4000 | 5400 | 8000 | 9000 | 13000 | 14800 |
Produção [m3/hora] | 40 | 80 | 120 | 180 | 360 | 600 | 1000 | 1500 | 1800 |
Variedade de cabeças customizadas para atende diversos tipos de serviços
Comparação entre dois sistemas de dragagem
Característica | Draga de Sucção e Recalque | Draga Pneuma |
Capacidade por bomba | 3000 m3/hora | +1800 m3/hora |
Profundidade máxima de dragagem | 15 m | +100 m |
Prevenção de cones | Requer modificações na entrada | Inerente |
Gravidade específica máximo | 1.3 (típico) | +1.5 |
Tamanho da balsa | Grande | Pequeno |
Contaminação de fluidos | Significativo | Negligenciável |
Tolerância aos detritos | Baixo | Inerente |
Máquina | Motor Diesel a bordo com linha de combustível da margem | Compressor de ar |